Carnaval de Niterói vem cheio de novidades

Faltando pouco mais de 20 dias para o carnaval, Niterói já está em clima de festa e com todo o esquema preparado para receber milhares de foliões. Segundo a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), os desfiles que acontecerão na Rua da Conceição – a Sapucaí niteroiense – começarão no domingo de carnaval (15), segunda (16) e terça-feira (17) com 30 escolas. Ao contrário dos anos anteriores, a novidade está no local da apuração, que  passou do clube Canto do Rio, em São Domingos, para a quadra da Viradouro, no Barreto. Além disso, a cidade terá 17 blocos de rua a mais do que no ano passado, passando de 43 para 60, em mais de 19 pontos de festejos.

Com o tema “Família e Folia”, o presidente da Neltur, Paulo Freitas, disse que as mudanças realizadas no desfile desse ano vão proporcionar melhor comodidade para os que gostam ou não do carnaval.

“Os desfiles da Rua da Conceição vão acontecer entre as ruas Visconde do Rio Branco e Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, com concentração na Avenida Amaral Peixoto, utilizando uma pista do lado esquerdo da via, o que vai proporcionar uma melhor organização das escolas e dos blocos de embalo. Haverá uma rota de fuga e escape das ambulâncias na Rua Maestro Felício Toledo também. Além disso, não vamos realizar os desfiles no sábado, justamente porque não queremos atrapalhar o comerciante, que também lucra naquele dia”, disse Paulo Freitas.

O cronograma de montagem da estrutura do palco também já está definido, segundo a Neltur. Acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro. A arquibancada, que terá uma seção a mais do que o ano passado, no dia 13, as cabines de jurados, estrutura para House Mix, camarotes e banheiros, no dia 14, postos médicos nos dias 13 e 14, grades, 12, torre, 13, gerador, 15, sonorização da avenida, 14, sistema de iluminação dia 2, carro de som dia 15 e cronômetro e sirene dia 15.

Outro ponto destacado por Paulo Freitas é que a tradicional entrega das chaves à família momesca, que conta com o rei Momo, rainha e duas princesas, acontecerá momentos antes do desfile de domingo.

Bairros – Em relação ao carnaval que acontecerá em 18 bairros da cidade, o presidente da Neltur explicou que haverá uma estrutura com banheiro químico, posto médico e de segurança. Locais como Rio do Ouro, Ilha da Conceição, Largo da Batalha e Barreto contarão com estruturas maiores por causa do grande número de pessoas que costumam frequentar a festa.

“Em todas essas estruturas nós colocaremos a logo oficial da Prefeitura de Niterói para que pessoas de fora da cidade identifiquem os eventos oficiais. Além disso, cada bairro terá autonomia para levar a sua atração particular. A única coisa que pedimos é que ninguém fuja das tradicionais marchinhas. Funk e outros tipos de músicas ficam para outra oportunidade. Carnaval é carnaval”, orientou Paulo Freitas.

Segundo Paulo Freitas, todas as estruturas cedidas pela Prefeitura de Niterói mostram o comprometimento do prefeito Rodrigo Neves e de todas as secretarias envolvidas com a cidade.

“O prefeito é um grande entusiasta do carnaval. Quando assumimos nesta gestão, tivemos, além de pouco tempo, pouco dinheiro para que pudéssemos investir no carnaval da cidade, devido ao cenário financeiro em que a cidade se encontrava. Neste ano, as coisas melhoraram”, disse Paulo Freitas, sem falar sobre valores do investimento.

Blocos – Com direito a 60 blocos de rua na cidade, um recorde em Niterói, o presidente da Neltur afirmou que está viabilizando, através de um acordo com a Promotoria Pública do Ministério Público do Rio de Janeiro, a melhor maneira para a distribuição de insumos e fomentos financeiros.

“A prefeitura criou uma comissão formada pelo secretário de Cultura, Arthur Maia, o secretário de Participação Social, Anderson Pipicom, o diretor de eventos da Neltur, André Pimenta, e por mim, para que possamos avaliar a melhor maneira de distribuirmos essa subvenção da prefeitura”, disse Paulo.

De acordo com ele, haverá uma classificação dos blocos em A, B, C e D, que obedecerão a critérios como importância, tempo de existência e número de pessoas, para que recebam a subvenção.

“O Bloco A receberá um valor maior, o B um pouco menor e assim consequentemente. Além disso, limitaremos o número de blocos para 2016. Não adianta chegar qualquer um e montar um bloco para receber dinheiro. Minha sugestão é que procurem blocos maiores e se juntem”, disse Paulo Freitas, garantindo que 2015 será o maior carnaval de Niterói.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s