AMARAL PEIXOTO SERÁ CONCENTRAÇÃO PARA DESFILES DE NITERÓI

01Duas faixas da Avenida Amaral Peixoto, em um trecho paralelo à Rua a Conceição, no Centro de Niterói, serão usados como ponto de concentração para as agremiações que irão fazer os desfiles oficiais na arena montada no segundo corredor viário, nas noites dos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro próximo.

A medida visa melhorar as acomodações dos sambistas, que até o ano passado, tinham apenas à Rua José Clemente, outra via paralela à Rua da Conceição, como ponto de armação de alas e alegorias.

O ano de 2015 tem significado especial para os sambistas da cidade, pois marca os dez anos de revitalização do espetáculo, em trabalho conjunto feito pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, em parceria a Neltur, vereadores da Câmara de Niterói e o governo municipal. Palco de todas as edições, desde o ano de 2006, a Rua da Conceição, será preparada para a passagem das 32 agremiações – três blocos de embalo, dez do Grupo Especial de Enredo,dez do Grupo de Acesso, e nove do Grupo Principal.

Além de reforço na iluminação ao logo dos 500 metros da área de desfiles, o local receberá arquibancadas, banheiros químicos, cabines de jurados e sistema de som. Mais uma vez, a festa terá entrada gratuita. O número de atrações poderá aumentar. A Uesbcn enviou ofícios convidando a Porto da Pedra, Acadêmicos do Cubango, Unidos do Viradouro, além da escola mirim da vermelha e branca do Barreto. O plano de desfiles do Carnaval 2014 começou a ser elaborado em abril do ano passado pela Uesbcn, que está sob nova administração e agora é presidida pelo funcionário público e sambista André Nogueira.
“A nossa meta é ter novas atrações, com objetivo de proporcionar uma festa sempre melhor que as anteriores ao público. Trabalhamos para resgatar os tempos em que a cidade tinha uma das melhores festas do país, nas décadas de 70 e 80”, afirmou.

Planejamento
A área interditada para a montagem das arquibancadas, cabines de jurados, instalação de banheiros químicos e camarotes para convidados e a imprensa ficará no trecho entre a Ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Sepetiba. Os desfiles serão realizados a partir de 20h. A área de desfiles terá um percurso de cerca de 500 metros, até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O restante do percurso, até a Visconde de Sepetiba, será usado como área de dispersão.

Revitalização
A primeira edição da revitalização aconteceu em no Carnaval de 2006. Nos 12 anos anteriores, houve interrupção da apresentação por falta de incentivo das autoridades e planejamento dos organizadores. Do reinício dos desfiles, nasceram outras atividades que já fazem parte do roteiro turístico da cidade, como o Carnamar, passeio de barcos pela Baía de Guanabara, que abre oficialmente os festejos do Momo na cidade. Para qualificar ainda mais a festa em 2016, a direção da Uesbcn pretende solicitar às autoridades a cessão da Avenida Amaral Peixoto para os desfiles oficiais, em uma espécie de resgate do período áureo do Carnaval, quando a Viradouro, Cubango e Acadêmicos do Sossego ainda desfilavam na cidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s