Sambistas farão encontro

03O Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, servirá como a data de abertura dos festejos pela comemoração dos dez anos de revitalização dos desfiles oficiais no Carnaval de Niterói. A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) está organizando nessa data o Encontro de Pavilhões, que vai reunir os representantes das agremiações filiadas no Centro Cultural Casa de Bamba, na Rua Visconde de Itaboraí, no Centro da cidade. A diretoria Executiva da Uesbcn planeja outros eventos até fevereiro de 2015, quando a tradicional passagem das agremiações pela Rua da Conceição será o ponto alto dos festejos.

O evento tem o nome de Encontro de Pavilhões porque todas as agremiações levarão suas bandeiras para a festa, que será ‘regada’ ao bom samba e apresentação de baterias. “Estamos trabalhando há meses para que os desfiles de 2015 tenham a qualidade e a organização que sempre marcaram nossos eventos. O trabalho dos sambistas é árduo, mas visa fazer com que voltemos a ter o Carnaval que era considerado no passado como um dos melhores do país”, afirmou o presidente da Uesbcn, André Nogueira.

Desde abril, a diretoria Executiva da Uesbcn vem realizando plenárias preparatórias para os festejos do Momo em 2015, que tem 33 agremiações já confirmadas para a passagem pela Rua da Conceição nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro. Um público estimado entre 15 e 25 mil pessoas, entre desfilantes e sambistas, está sendo aguardado diariamente no local. A exemplo do que acontece todos os anos, a entrada será gratuita. A celebração dos dez anos de revitalização servirá também como uma preparação para o retorno dos desfiles para a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, que nas décadas de 70 e 80 sediou os desfiles no período de apogeu na cidade.

Resgate – Em 2005, um grupo de tradicionais sambistas da cidade decidiu fundar a Uesbcn para retomar o trabalho em prol dos desfile. Em 2006, houve a passagem das primeiras agremiações pela Rua da Conceição, que devido à boa localização e a presença de um público numeroso, passou a servir para montagem da arena de desfiles oficiais.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s