Disputa acirrada no Grupo Principal de Niterói

00000A passagem das escolas do Grupo Principal, entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem, na Rua da Conceição, no Centro de Niterói, marcou também um dos mais disputados desfiles em busca do título desde o início da revitalização do Carnaval, há nove anos. Dez escolas se apresentaram na arena de desfiles, que teve também um número recorde de pessoas presentes – em torno de 30 mil, segundo os organizadores. Folia do Viradouro, Sabiá, Magnólia Brasil, Tá Mole mais é meu, Independente do Boaçu e Unidos da Região Oceânica deverão travar uma disputa que promete ser acirrada, com pouca diferença de pontos entre elas. O equilibro foi tanto que poderá haver mais de uma escola campeã.

0000O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), Ito Machado, mostrou-se satisfeito com o resultado do trabalho. “Tanto as escolas como a nossa equipe mostraram empenho e seriedade. Isso nos dá ainda mais ânimo para iniciarmos, a partir de abril, a preparação para o Carnaval de 2015, que celebrará os dez anos de revitalização dos desfiles e funcionará também como um marco para a volta do espetáculo à Avenida Amaral Peixoto a partir de 2016, afirmou. A Uesbcn e a empresa Niterói, Esporte, Lazer e Turismo (Neltur), com apoio dos vereadores da Câmara de Niterói, são responsáveis pelo retomada dos desfiles oficiais, a partir do ano de 2006, após doze anos de interrupção da festa.

A Unidos de Magnólia Brasil, estreante no Grupo Principal, não se intimidou em sua passagem. Mostrando desenvoltura, organização e fantasias e carros alegóricos bem acabados, a escola arrancou muitos aplausos do público e se credenciou a disputar o título. O próprio enredo, “entrando com o pé direto”, sobre as superstições”, resumiu bem a situação da azul e branca do Fonseca. Já a campeã do ano passado, Império de Araiboia, não mostrou a mesma grandiosidade do ano passado e deve brigar por posições intermediárias.

A Mocidade de Icaraí mostrou os velhos problemas de organização, entrando com atraso na área de desfiles. No momento da apresentação, a falta de entrosamento entre os diretores fez que com “buracos” se abrissem. prejudicando ainda mais a escola. A Independente do Boaçu repetiu a boa performance dos anos anteriores, com enredo que homenageava a “madrinha” Grande Rio, sexta colocada no Grupo Especial. Com fantasias e carros com as cores da Tricolor de Caxias, a escola presidida por Everaldo Barcos, o “Edinho” deixou a Rua da Conceição sonhando com uma boa colocação.

A Folia do Viradouro e a Sabiá repetiram a mesma performance do ano passado, que as credenciou como fortes candidatas ao título. A Folia, que falou sobre a tradição em algumas capitais de diferentes países, fez uma apresentação beirando a perfeição, com alegorias de bom gosto e bem acabadas. Do primeiro ao último setor. todos cantavam o samba. Já a Sabiá, que apostou em um enredo sobre a pesca, também arrancou muitos aplausos da plateia. No entanto, resta saber qual será a interpretação dos jurados para os quesitos harmonia (relacionado ao canto da escola) e samba enredo. Como a verde e branca da Vila declarou duas parcerias campeãs e fez uma junção entre as músicas, a melódia, apesar de ousada e original, ficou destoante entre a primeira e a segunda parte, perdendo a tradicional “pegada” para o desfile.

A Região Oceânica entrou animada e seus componentes demonstraram garra na apresentação do enredo sobre os mares. No segundo carro, um grande polvo outros habitantes dos mares faziam movimentos, levando o público a aplaudir muito a escola. Vice campeã do ano passado, a Tá Mole mais é meu veio com a mesma “pegada” na apresentação do enredo crítico e bem humorado “A difícil arte de ser honesto”. A falta de sincronia entre algumas alas, principalmente no quesito canto, podem tirar pontos preciosos na disputa pelo título. O Grupo dos Quinze e Cacique da São José fizeram apresentações sem a grandiosidade e o brilho das demais e terão dificuldades para se manter na chamada “elite” do Carnaval de Niterói.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Disputa acirrada no Grupo Principal de Niterói

  1. veronica disse:

    a regiao oceanica tava linda tirou em 9 lugar tem coisa erada ai eu vi a sabia desfila tinha componente ate de tenis preto 1 baiana descaça ainda ganha obs dao uma confirada vcs deve ter tudo gravado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s