Começa a montagem das arquibancadas para a folia de Niterói

A Dois dias do início do Carnaval, algumas escolas de samba de Niterói ainda estão atrasadas na preparação dos carros alegóricos. Algumas ainda estão em processo de criação, estando apenas com a estrutura montada, faltando a decoração. As agremiações estão trabalhando dia e noite para deixar tudo pronto até o dia do desfile. Mesmo com o atraso, o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), Ito Machado, garantiu que haverá carnaval em Niterói e que todas as escolas estarão prontas.

A única agremiação que não vai desfilar é a Inocentes de Maricá, que vai ficar de fora de disputa por problemas internos. De acordo com André Nogueira, diretor administrativo da Uesbcn, a segunda parcela da verba liberada pela Prefeitura de Niterói já foi disponibilizada ontem para auxiliar na decoração dos carros.

Aldemir dos Santos, 41 anos, diretor da Cacique São José, explicou que 70% dos carros da escola já estão concluídos, faltando apenas os toques finais.

“Estamos lutando sem parar para garantir que os carros desfilem perfeitamente. Seremos a segunda escola a se apresentar na terça-feira e vamos dar um show. Já está quase tudo pronto, falta apenas colocar alguns enfeites e garantimos que no dia do desfile tudo estará em perfeita ordem”, completou.

Com o enredo destacando a superação, a agremiação promete mostrar em 40 minutos a força da escola que escolheu o tema baseado no momento difícil que alguns integrantes passaram ao perder casas e familiares na chuva que atingiu Niterói em abril de 2010.

“Somos verdadeiros heróis, pois vários integrantes da escola ficaram sem casa e sem família. Eu, por exemplo, perdi cinco primos. Todos nós somos parte deste enredo”, contou Tatiana de Paula, 27 anos, secretária da escola.

Segurança – O esquema de trânsito e segurança para os desfiles das escolas e blocos de carnaval de Niterói já foi definido. Com início previsto para 20h do dia 18 de fevereiro na Rua da Conceição, no Centro de Niterói, a folia contará com o apoio de mais de mil homens, sendo 700 da Polícia Militar e 394 da Guarda Municipal para garantir a segurança das mais de 20 mil pessoas que são esperadas para o evento. O policiamento também será ostensivo em bairros como Caramujo, Largo da Batalha e Fonseca. Cerca de 40 viaturas vão circular pelas ruas da cidade para garantir a segurança da população.

Estrutura – O evento na Rua da Conceição terá arquibancadas que começaram a ser instaladas na noite de ontem e precisam estar prontas até sábado. O desfile contará com sistema de iluminação especial, 30 banheiros químicos, cabines de jurados e camarotes para autoridades e imprensa. A área de desfiles será de 500 metros, começando na Rua Visconde do Rio Branco e terminando na Luiz Leopoldo Pinheiro.

As ruas da Conceição, José Clemente, Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro ficarão interditadas a partir das 22h de sexta-feira até 1h do dia 22, Quarta-Feira de Cinzas. A Travessa Acadêmico Walter Gonçalves também terá seu tráfego interrompido. Será interditada uma faixa de rolamento da Avenida Visconde do Rio Branco, lado direito de circulação de veículos, no trecho compreendido entre a Rua Aurelino Leal e a Avenida Amaral Peixoto, sentido Ponta da Areia, das 22h de sexta-feira à 1h de quarta.

Campeã – Com o enredo “A alegria em cena: Mazzaropi, o caipira brasileiro” a Sabiá vai entrar na avenida com muito samba para garantir mais uma vitória, já que é a atual campeã. De acordo com o presidente Jhonathan Anjos, de apenas 24 anos, a agremiação está pronta e vai arrasar.

“Estamos preparados para a avenida e vamos levar muito samba e história para o público que vai nos assistir”, prevê.

Jhonathan teve a ideia de homenagear o ator e cineasta Amácio Mazzaropi, que em junho completaria o centenário de nascimento. A Sabiá é a escola de samba mais antiga de Niterói, tendo sido criada em 12 de agosto de 1938, quase 74 de tradição e história.

O aderecista Miguel Ângelo Pinto Ribeiro, 42 anos, falou da alegria de pertencer à agremiação.

“Eu amo essa escola e vou morrer sendo Sabiá. Tenho muito orgulho de trabalhar aqui”, contou.

Desfiles – O desfile será aberto no sábado pelo bloco formado por profissionais da imprensa “Pauta Quente”. Depois será a vez da Corte do Carnaval, formado pelo Rei Momo, Rainha do Carnaval e Princesas, e os blocos Olodumaré, Barro Vermelho, Cio da Capivara, Unidos da Leopoldina, Unidos do Maruí, Unidos do Preventório, Unidos de Jurujuba e Comunidade Verde e Branca mostrarem o samba.

No domingo, iniciam-se os desfiles com os blocos do primeiro e segundo grupo a partir das 20h. Primeiro, se apresentam os blocos do Grupo 2: Experimenta, Alegria da Zona Norte, Amigos da Ciclovia, Fora de Casa, Tá rindo por quê? e Se não aguenta por que veio?.

Depois desfilam os blocos do Grupo 1, na seguinte ordem: Banda Batistão, Unidos do Castro, Galo de Ouro, Balanço do Fonseca, Grilo da Fonte, Unidos de Piratininga e Ferimento Leve.

Na segunda-feira de Carnaval, a abertura será com as agremiações do grupo de acesso, ao todo nove escolas. A primeira a se apresentar será a Unidos da Magnólia Brasil, seguida de Bafo do Tigre, Souza Soares, Tá mole, mas é meu, União da Engenhoca, Sacramento, Bem Amado e Garra de Ouro. Cada agremiação terá 40 minutos para se apresentar.

A festa termina na na terça-feira, com o desfile das escolas do grupo especial de Niterói. Cada escola terá 50 minutos para se apresentar. A Escola de Samba Unidos da Região Oceânica abre o desfile do grupo de elite, logo após é a vez da Cacique da São José, Independente do Boassu, Mocidade Independente de Icaraí, Folia do Viradouro e Sabiá, que é a atual campeã do Carnaval de Niterói.

Jurujuba – O bloco “Loucos Pela Vida” levou 300 pessoas para cair na folia, na tarde de ontem, na Avenida Quintino Bocaiúva, em frente ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

O grupo surgiu em 2002, com o intuito de integrar as atividades do Centro de Convivência Integradas e as instituições da rede de saúde mental de Niterói.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s