Prefeitura de Niterói divulga esquema para Carnaval 2011

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano, da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), informa que haverá esquema especial de trânsito e segurança assim como de fiscalização do comércio ambulante durante os quatro dias de folia, nas áreas do desfile de blocos e escolas de samba, no Centro e nos demais bairros da cidade. Entre sábado (05-03) a terça-feira de Carnaval (08-03), são esperadas cerca de 10 mil pessoas em cada dia de desfiles na Rua da Conceição. O evento – realizado em parceria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN) e Neltur – tem entrada franca.

A Rua da Conceição e suas imediações terão um reforço na segurança, com guardas municipais e policiais militares. A UESBCN vai contratar também cerca de 20 homens para apoio. Uma equipe do SAMU estará de plantão durante a festa. De acordo com a organização do evento, não serão permitidos ambulantes ao longo da Rua da Conceição.

Segundo Portaria da Nittrans, o tráfego de veículos na Rua da Conceição estará interditado das 22h de sexta-feira (04-03) até uma hora da madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (09-03), no trecho compreendido entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Luis Leopoldo Fernandes Pinheiro. A mesma interdição acontecerá nas Ruas José Clemente, no trecho compreendido entre a Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Almirante Teffé; na Travessa Walter Gonçalves e em uma faixa de rolamento da Avenida Rio Branco, lado direito de circulação de veículos, no trecho compreendido entre a Rua Aurelino Leal e Avenida Amaral Peixoto.

A Portaria da Nittrans também proibirá o estacionamento, em ambos os lados, na Rua José Clemente, trecho compreendido entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Almirante Teffé, das 6h de sábado (05-03) a uma hora da madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (09-03). O mesmo vale no lado esquerdo de circulação de veículos, na Rua da Conceição, trecho compreendido entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Luis Leopoldo Fernandes Pinheiro.

Desfile oficial – A festa na Rua da Conceição, no Centro, começa no sábado (05-02), às 19h, com desfile dos blocos da imprensa da cidade “Filhos da Pauta” e “Segundo Clichê”, em seguida passam pela passarela do samba a Corte do Carnaval de Niterói e os blocos Olodumaré; Experimenta; Cio da Capivara; Amigos da Ciclovia; Unidos da Leopoldina; Unidos do Barro Vermelho; Unidos do Preventório; Unidos do Maruí; e Alegria da Zona Norte.

A arena de desfiles da Rua da Conceição terá 500 metros e vai ganhar arquibancadas e sistema de iluminação especial, que já começaram a ser montados, além de 30 banheiros químicos, que serão instalados na próxima sexta-feira (04-03). Como no ano passado, as Escolas de Samba e Blocos terão dois trios elétricos à disposição, dando maior agilidade às apresentações das agremiações.

No domingo (06-03), a Rua da Conceição vai receber os desfiles dos blocos do Primeiro e Segundo Grupos, a partir das 20h. Primeiro, se apresentam os blocos do Grupo 2: Se não guenta, porque veio?; Comunidade Verde e Branca; Ta rindo por quê?; Unidos do Castro; Unidos de Jurujuba; Galo de Ouro; Virgílio Bragança; e Fora de Casa. Depois desfilam os blocos do Grupo 1, na seguinte ordem: Banda Batistão, Ferimento Leve; Araribloco; Mag Bloco; e Grilo da Fonte.

Na segunda (07-03), a abertura dos desfiles será às 20h, com as agremiações do grupo de acesso, formado por 10 escolas. A ordem é a seguinte: Balanço do Fonseca; Unidos da Região Oceânica; Ta mole, mas é meu; Sacramento; Cacique da São José; Bem Amado; União da Engenhoca; Bafo do Tigre; Garra de Ouro; e Unidos de Piratininga. Cada agremiação terá 50 minutos para se apresentar.

A festa momesca será encerrada na terça-feira (08-03), quando haverá a apresentação do Bloco “Saias na Folia”, composto só por mulheres, às 20h, e desfile das agremiações do grupo especial de Niterói. A Escola de Samba Souza Soares abre os desfiles do grupo de elite; seguida da Inocentes de Maricá; Independente do Boaçu; Sabiá; Folia da Viradouro; além da tetracampeã, Mocidade Independente de Icaraí e do Grupo dos Quinze.

Nos bairros – Niterói terá carnavais de bairro por toda a cidade, da Zona Norte a Zona Sul, passando pela Região Oceânica e Centro. Além da Rua da Conceição, o niteroiense vai poder curtir o Carnaval em diferentes locais, como na tradicional Rua Nóbrega, no Jardim Icaraí; em Rio do Ouro; no Pé Pequeno; Avenida Central; Engenho do Mato; Barreto; Engenhoca; Ingá; Fonseca; Região Oceânica. Segue, em anexo, a relação completa dos carnavais de bairros e respectivas interdições de trânsito.

“Queremos fomentar cada vez mais o Carnaval família pelos bairros da cidade, assim como fazer de Niterói um berço de grandes escolas, com os desfiles na Rua da Conceição”, disse o presidente da Neltur, José Haddad.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s